Acabei de ler: A culpa é das estrelas - John Green


A resenha de hoje é super especial pra mim porque, além de ser um livro super amado pelo público em geral, foi um livro muito desejado por mim, o qual li muito rápido e amei!
Então, vamos conferir todas as minhas opinião sobre A culpa é das estrelas, do - amado e odiado - John Green, na 1ª edição publicada pela Editora Intrínseca.


ASPECTOS FÍSICOS
Eu sempre acho os livros da Editora Intrínseca de uma beleza e qualidade impressionantes e não seria diferente com um dos maiores sucessos recentes da editora. 
A capa em azul já é um clássico e reconhecida de longe pela maioria das pessoas e eu acho muito legal quando uma capa consegue se associar a um livro a esse ponto; mostra que o trabalho foi bem feito. Existem páginas iniciais em preto e cinza e o resto do livro não tem detalhes.
São 288 páginas em um papel amarelado com uma textura gostosa de folhear. Nada incomoda na leitura relacionado a espaçamento, fonte ou tamanho da letra, facilitando assim o trabalho ambíguo de ler esse livro.


HISTÓRIA
Todas as pessoas que se interessam pelo livro (ou que já viram o trailer do filme - vocês vão chorar) já sabem por cima a história central de A culpa é das estrelas.
O livro acompanha Hazel, uma menina de 16 anos com diagnóstico de câncer na tireoide com metástases em pulmão. A vida de Hazel muda quando ela conhece, no Grupo de Apoio para Crianças com Câncer, Augustus, um menino de 17 anos com osteossarcoma ("câncer nos ossos"). Claro, eles começam a ter um relacionamento e se apaixonam.
O que faz a história tão especial, além do fato dos dois estarem mais próximos da morte do que a maioria das pessoas, é o modo como eles lidam um com o outro e as personalidades de cada um.
A história é triste e você provavelmente vai chorar. Seja pelo enredo, seja pelas palavras lindas escritas no livro.
Existe um fato muito importante no livro que toma muitas páginas dele mas não quero contar aqui o que é pra não fazer spoiler. Acho gostosa a sensação de começar a ler um livro sem saber muito bem o que esperar, então, leiam!
Além disso, há pequenas tramas paralelas relacionadas a Isaac, um amigo em comum de Hazel e Gus, e aos pais de Hazel.


OPINIÃO
Esse é o típico livro em que eu criei muitas expectativas para ler, fiquei com muito medo de me decepcionar mas não me decepcionei!
A história sempre flui muito bem mas confesso que não estava super animada até as coisas ficarem complicadas mais ao final do livro. Deixa eu me expressar melhor: o livro é bom sempre, é prazeroso e fácil de ler mas, na minha opinião, é nas últimas páginas que ele se torna realmente intenso e marcante.

As minhas partes preferidas do livro são as em que o Augustus expressa a sua opinião sobre deixar uma marca no mundo e sua ansiedade por seu tempo não acabar antes de que ele possa realmente cumprir isso. Hazel discorda dessa necessidade e o resultado são diálogos cheios de significado e muita reflexão.
O resultado foi muito choro, tanto que quase me impossibilitava de enxergar o resto da história para seguir, e uma leitura em velocidade vertiginosa nas últimas 100 páginas. A história é triste mas é, ao mesmo tempo, profundamente cheia de beleza e é por isso que indico o livro para todo mundo.

Esse foi o primeiro - e único até o momento - livro que li do John Green mas, claro, já fiquei ansiosa para conhecer mais do autor. Contudo, acredito ser essa a sua obra-prima.

TRECHOS


"[...] quando o câncer levou seus testículos e lhe deixou algo que só a alma mais generosa poderia chamar de vida.
E VOCÊS TAMBÉM PODEM TER ESSA SORTE!
Aí nos apresentávamos: Nome. Idade. Diagnóstico. E como estávamos no dia. Meu nome é Hazel, dizia na minha vez. Dezesseis. Tireoide, originalmente, mas com uma respeitável colônia satélite há muito tempo instalada nos pulmões. E está tudo bem comigo." - Pág. 12

"Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você." - Pág. 142

"Não dá para escolher se você vai ou não vai se ferir neste mundo, meu velho, mas é possível escolher quem vai feri-lo. Eu aceito as minhas escolhas." - Pág. 283


O livro apareceu no meu primeiro Book Haul do canal do blog no Youtube e você pode conferir mais informações por lá - como onde comprei o livro e preço.

E, para encerrar, indico muito a leitura do livro antes do filme estrear pois é um livro magnífico, que se tornou um dos meus preferidos e acho que não vai decepcionar ninguém. Leiam esse amor em forma de livro!

Pra me acompanhar no Skoob, só clicar aqui.
Beijinhos.

4 comentários:

  1. Quero leeeeer! Vi menininhas de 13 anos lendo e fiquei com medo de ser muito infantil o livro, mas agora que tu falou vou ler certo!! :D

    Adorei a dia Fêh!
    Beijão
    Pri

    www.melanges.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, guria, não é nada infantil. É lindo!
      Dá pra rir, se divertir, chorar e se apaixonar. Lê, vale muito a pena.

      Beijos.

      Excluir
  2. Eu adorei esse livro, a história dele nos faz ver o quanto que reclamamos as vezes da vida por coisa tão boba.
    Beijos! =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Nessa. Eu adoro o modo leve como o Gus e a Hazel lidam com uma coisa tão séria quanto um câncer.
      É muito amor!
      Beijos.
      E obrigada por comentar de novo! =DD

      Excluir