Desafio 52 semanas: #4 - Minhas Citações Preferidas


Eu tenho um costume que eu acho muito legal que é anotar citações que eu gosto. Salvo elas num documento do Word e também sublinho nos livros - hábito que algumas pessoas abominam mas que eu gosto porque acho que dá a nossa cara ao livro. E citações são tão importantes pra mim que vocês sempre veem uma nova aqui em cima no blog.


Antes mesmo de começar a selecionar as minhas 5 citações preferidas, eu já sabia que seria beeem difícil porque gosto de muitas e por motivos diferentes. Só resta ver quais são elas:

Semana 4 - Minhas Citações Preferidas

1. "Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém à morte. Pois mesmo os muito sábios não conseguem ver os dois lados."
Essa frase está no livro O Senhor dos Anéis mas quando a anotei, não anotei nem o personagem que disse nem em qual parte do livro foi. 

2. "Se ser feliz para sempre é aceitar com resignação católica o pão nosso de cada dia e sentir-se imune a todas as tentações, então é deste paraíso que quero fugir."
Essa frase é do livro Divã, da Martha Medeiros. O livro todo é um citação linda e vale a leitura super gostosa. Sou fã da Martha e, se você só conhece ela pelas frases da internet, corra ler um livro e vire fã também!

3. "Não posso acreditar num Deus que quer ser louvado o tempo todo."
De Friedrich Nietzsche. Essa frase reflete um pouco o meu pensamento e representa algo pra mim mas, óbvio, que pode ser uma completa tolice para outros.

4. "Gosto de pensar assim: se a gente faz o que manda o coração, lá na frente, tudo se explica. Por isso, faço a minha parte. Sou fiel ao que sinto."
Essa frase é do Caio Fernando de Abreu e, assim como a maioria das frases dele, assumem um significado muito diferente quando conhecemos sua história, sua melancolia e seus livros. Eu sou completamente apaixonada por Caio (fiz por sobre ele aqui) e não fico brava com o reconhecimento que ele ganhou nos últimos tempos; sempre penso que se isso fez com que as pessoas lessem mais seus livros, um grande bem já foi feito.

5. "O mundo precisa de atitudes, não de opiniões. Opinião nenhum mata fome ou cura doença."
A Angelina Jolie disse essa frase que é emblemática pra mim. Agir é o segredo. Eu contei no vídeo 50 Fatos sobre Mim que a acho a mulher mais linda do mundo e, grande parte da minha admiração por sua beleza, vem também da minha admiração pelo seu trabalho humanitário. 

Essas foram as minhas citações preferidas. Todo mundo sabe que com o tempo, com as mudanças em nossa vida, as coisas que preferimos podem mudar e a tendência é que novas citações surjam e se tornem as preferidas. 

Aaaah, uma coisa que queria comentar aqui que acho muito importante é sobre a autoria das citações. Sei que é complicado confirma a autoria de uma frase mas sempre procurem conferir ou pegar de uma fonte confiável. Muitas frases de Caio que estão na internet não são dele - e não tem nada a ver com ele - assim como as da Tati Bernardi, Clarice Lispector e por aí vai. 
E, além de conferir a autoria, por favor, não tirem o nome do autor! Se coloquem no lugar dele e deixem que ele receba os méritos por algo que ele fez!

Até a próxima semana dos desafio! 
E podem deixar as suas citações preferidas pra eu adicionar na minha listinha também! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário