Dia de Faxina!


Vocês também tem o costume de fazer um faxinão daqueles em casa de tempos em tempos? Eu cresci com essa rotina na casa dos meus pais, onde uma vez por ano eu e minha mãe começávamos a saga de arrastar móveis, limpar vidros e explorar cada canto esquecido da casa. 


Recentemente, fiz mais um desses faxinões mas, dessa vez, na minha casa e, durante esses longos dias e horas perdidas esfregando os azulejos da cozinha, tirando o pó das frestas da veneziana e quebrando alguns enfeites das prateleiras (inevitável!), pude fazer as mais diversas constatações. 

Por exemplo, é impressionante como nunca há de se terminar de limpar o fogão, quanto mais você esfregar em cada cantinho mais sujeira - e gordura! - você encontrará. 
Fico abismada também que, mesmo com toda a tecnologia que nós, seres humanos, já conseguimos inventar, ainda não aprendemos a fazer o design de eletrodomésticos sem que eles tenham, no mínimo, três cantos onde você nunca conseguirá acessar para limpar de modo algum e aquela sujeira permanecerá ali, até o fim dos tempos. 

Esqueça produtos caros, desengordurantes e multiusos que prometem acabar com toda a sujeira do mundo; a sua melhor amiga nesses fatídicos dias de zero glamour poderá ser uma simples escova (que você não use mais para escovar os dentes, de preferência). 
Não importa quantos panos de limpeza você tem em casa, eles não serão suficientes. E, já no final da faxina, você se verá naquele dilema de precisar terminar de limpar o chão de um ambiente e não ter panos limpos para fazê-lo.

É possível encontrar tesouros há muito tempo perdidos embaixo de camas e guarda-roupas e as chances aumentam em 100% se você tiver um gato de estimação. 
Você desconfia que, certamente, o pó acumula-se em milésimos de segundo já que basta você sair de perto do móvel limpo há 2 segundos atrás para encontrar as famigeradas partículas. 

Música pode tornar esse momento menos torturante mas quanto mais brega for o ritmo, mais compatível com o look do dia e com o cabelo ela será.
Aliás, é impressionante a nossa superação em montar looks cada vez mais bizarros conforme os faxinões vão se sucedendo, é como uma especialização. Quanto mais manchas dos mais diversos produtos de limpeza uma camiseta tiver (e eu sei que você guarda essa camiseta!), mais confortável ela será para esse fatídico momento. 


Depois de ver tudo brilhando, você ficará tensa com cada pingo de comida que cair em cima do fogão, com cada farelinho que cair no chão e com cada roupa fora do lugar espalhada pela casa. E jurará que irá fazer um cronograma de limpeza e organização pra que não precise sofrer tantas horas consecutivas com um faxinão como esse.

Passam-se algumas semanas, você olha ao redor e percebe que nada mais está no lugar. Que mesmo que você tenha varrido a casa todo dia, limpado o fogão após cada refeição, tirado o pó dos móveis uma vez por semana, a faxina nunca terminará!

Beijos.

Obs.: Pessoal, falhei ontem com vocês e com o BEDA. E quase falhei hoje de novo! Eu já me perdoei porque tive dois dias bastante atribulados, então, me desculpem também, por favor! Bora continuar como se nada tivesse acontecido hehehe. 

8 comentários:

  1. SOCORRO!
    Minha mãe tem a mania de todo sábado fazer faxina em casa. Mas faxina dessas tipo, varrer o chão, passar aquele pano molhado com cera caprichado, tirar traças que ficam no canto das paredes, assim como as teias de aranha, lavar banheiro, cozinha e tal. Isso leva um dia inteiro, e ela insiste em fazer todo fim de semana. Ou seja: não sobra tempo pra nada.
    Claro que dá uma imensa satisfação e prazer em ver e sentir a casa limpa, mas, vamos confessar: não precisa ser toda semana, né?
    Me programei na vida em fazer faxina no guarda roupa e no quarto duas vezes por ano, assim jogo fora ou dou algo que não me convém mais.
    E fico ainda mais feliz quando encontro algo que estava procurando há tempos, ou que nem lembrava mais que existia! hahahaha


    Um beijo! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não, Jey, faxina todo sábado ninguém merece! Hahaha
      Mas pior que conheço muita gente que gosta de fazer faxina no finde. Eu odeio! Prefiro sofrer um pouquinho mais durante a semana pra poder aproveitar todo o finde!
      Sim, a melhor parte da faxina é reencontrarmos objetos queridos esquecidos, não é?!
      Obrigada pelo comentário!

      Beijão.

      Excluir
  2. Limpar vidros é super complicado pra mim por que meu apartamento fica no último andar, então, quando limpo os vidros... nunca fica como eu quero, kk.
    Eu faço um faxinão aqui em casa uma vez a cada três a quatro meses, onde tiro tudo do lugar e jogo fora uma porção de coisas, acho isso super necessário, dá uma sensação de renovação né?!
    Meu fogão é um cooktop, então fica mais fácil de limpar, mas eu concordo plenamente com vc, estava pensando nisso ontem mesmo: "por que os designer de produtos não facilitam nossa vida na hora de limpar as coisas? Principalmente a cozinha!". O pó eu tenho uma luta diária aqui em casa, realmente, como vc disse, é coisa de milésimo de segundo, e se tem uma rua aos redores da sua casa que é de terra, o milésimo de segundo vira momentâneo, é limpou/sujou.
    E sim, eu tenho uma camiseta véia toda manchada de água sanitária, a melhor para fazer faxina <3 ahushuahu Depois que me casei e sou a responsável pela casa, já cheguei terminantemente a essa conclusão do final do seu post, a faxina realmente nunca abaca! Me identifiquei 100% com seu texto, haha.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que esse pensamento sobre o design dos produtos é o mais frequente durante as minhas faxinas, Leslie! Fico indignada! Hehehe
      Siim, eu te entendo. Meu apartamento também é no último andar e sofro muito com os vidros e com o pó - pelo menos, é tudo asfaltado aqui ao redor!
      Hahaha Fiquei muito feliz por teu comentário cheio de carinho. Obrigada!

      Beijão.

      Excluir
  3. Uma coisa aprendi, a faxina nunca termina. O lance é ir limpando conforme dá sem neuras sem cobranças, quando bater aquela vontade de organizar tudo a gente vai lá e faz, sabendo que tudo ficará sujo de novo.
    Amo fazer faxina ouvindo música rsrsrsrs o problema é quando começo a dançar e esqueço da faxina kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tento levar bem assim, Natasha. Sem neuras.
      Tem dias que não dá vontade e não faço nada, tem outros que saio fazendo revolução em casa. E acho que tudo bem, faz parte, né?!

      Beijos.

      Excluir
  4. Amando o blog!
    Faxina é dia de canseira msm...rs.
    Dá um pulinho no meu blog.
    Www.Solzinhodamamae.blogspot.com.br
    Bjs💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Graziela!
      Vou conferir seu blog, sim!
      Beijos.

      Excluir