Acabei de ler: Mistério no Museu Imperial (Os Invencíveis) - Ana Cristina Massa


Hoje tem resenha de livro infanto juvenil aqui no blog. Apesar de não estar mais na faixa etária, eu adoro ler livros assim porque eles são leves, gostosos e divertidos, sempre me trazem lembranças da minha adolescência.
Vou falar como foi a minha leitura de MISTÉRIO NO MUSEU IMPERIAL, primeiro livro da série Os Invencíveis, escrito por Ana Cristina Massa e publicado pela Editora Biruta.


ASPECTOS FÍSICOS
Essa ilustração da capa é muito legal por representar cada um dos personagens do grupo Os Invencíveis, além de ter sido colorida como se fosse aquarela, acho lindo demais. Ao toque, a capa tem duas texturas, uma fosca e uma em verniz.
No interior, há um pequeno detalhe no início de cada capítulo e, nas últimas páginas, encontramos fotos reais do Museu Imperial de Petrópolis, uma linha do tempo de eventos na época da monarquia e uma planta baixa do museu. 
As folhas são brancas e nada incomoda no momento da leitura (fonte, tamanho, espaçamento ou margens).


SINOPSE
No primeiro livro da série Os Invencíveis, conhecemos cada um de seus integrantes (Eugênio, Goma, Isadora, Sofia e Jonas) quando eles vão à Petrópolis, visitar o Museu Imperial em um passeio escolar. Quem terminar o quebra-cabeça do Museu Imperial primeiro, será o novo líder, porém, acima disso, os Invencíveis descobrem um intruso na imagem do quebra-cabeça e resolvem voltar à cidade para desvendar o mistério.


OPINIÃO
Entre os livros que mais marcaram a minha vida estão os da série Os Karas, escritos por Pedro Bandeira, e Mistério no Museu Imperial me lembrou demais essa outra série por também ter um grupo de jovens que sempre se metem em confusões e tentam resolver mistérios. Em uma época da vida em que as amizades são tão presentes e importantes, livros onde os adolescentes se encontram no mundo são extremamente representativos e despertam a curiosidade do mundo.
Além disso, o livro fala muito sobre a história do nosso próprio país já que toda a parte central da história se passa no Museu Imperial e não tem como não ficar curioso com as descrições das grandes salas, fazendo com que queiramos conhecer também o lugar.

A leitura do livro é rápida, fácil e prazerosa e, mesmo sendo um livro infanto juvenil, o enredo não é bobo. Acabamos completamente surpreendidos com o desenrolar da trama e nos identificando com as diferentes personalidades dos cinco integrantes d'Os Invencíveis. Temos Eugênio, o Gênio, o atual líder que está sempre conectado à internet e arquitetando todos os planos infalíveis da equipe; Goma, melhor amigo de Gênio, que nunca está sem um chiclete na boca, passa o tempo todo imaginando e criando cenas na sua cabeça; Sofia é irmã de Goma e extremamente sonhadora, disposta a lutar por seus amigos acima de tudo; Isadora é uma menina mandona que sonha em virar líder mesmo estando sempre contando com a palavra final de Gênio e, por fim, Jonas, o última a entrar n'Os Invencíveis, o craque do time de futebol que, mesmo com a pose de valentão, está morrendo de medo de toda a aventura.

As aventuras d'Os Incríveis continuam com mais 3 livros (Enigma na Capela Real, O Segredo do Colecionador e O Mistério da Ilha de D. João VI) e o término desse faz com que fiquemos com muita vontade de acompanhar mais das aventuras deles. 
É uma série ótima para aqueles que já são fluentes na leitura mas ainda não foram completamente capturados por ela (meu enteado lerá esse livro muito em breve)!
Nota: 4/5


TRECHOS
❤ "A sala de música foi eleita pelos alunos a mais bonita do museu. E era realmente linda. Também usada como salão de baile, tinha vários instrumentos que eram tocados pela família real: o violino do imperador, os pianos e uma harpa dourada. As portas davam para um jardim e o teto era rosa e branco [...]." 
- pág. 10

❤ "No juramento dos Invencíveis, todos concordaram em seguir à risca os mandamentos:
Primeiro: Dizer sempre a verdade. Não vale nem meia verdade, nem mentirinha sem importância. Só verdade.
Segundo: Toda tarefa deve ser feita sem a ajuda de ninguém. Cada um por si. Não vale pequena ajuda tem "só uma mãozinha"." 
- pág. 25

❤ "Queria uma explicação, uma razão para o Sombra ter feito tudo aquilo. Para ele, um jogo só termina quando todas as peças se encaixam, e ainda faltava a última e mais importante: por quê?"
- pág. 146


Aqui tem uma lista de onde é possível encontrar os livros da Editora Biruta em livrarias físicas mas também é possível comprar diretamente na loja da editora (Livro 1 | Livro 2).
Acompanhe a Editora Biruta nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades da editora (site | blog | facebook | instagram | twitter).

Pra acompanhar as minhas leituras, me adicione no Skoob!

Beijos.

EI, LEITOR! O livro foi enviado pela Editora Biruta devido à parceria que o blog tem com a editora. O blog não recebe qualquer pagamento ou comissão de vendas para resenhar o livro, expondo sempre a opinião sincera em relação à leitura!

10 comentários:

  1. Pensei que fosse a única "velhinha" que gosta de livros infanto-juvenis. rsrs... Aliás, gosto dos infantis também. Concordo que são mais leves e sempre tem uma mensagem boa.

    Esse eu não conhecia, mas gostei!

    bjoO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
    Instagram: @breshopping_da_dany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo, Daniella! Sempre amei e sigo amando. Adoro lê-los depois de qualquer leitura mais tensa, sabe?!
      Beijos.

      Excluir
  2. Que lindoooo <3 É um amor livro assim, amei os trechinhos, dar vontade ler o livro. Eu nao conhecia esse, mas me empolguei.
    Beijoos <3

    derepentemodaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, Brenda!
      Se ler, depois me conta o que achou!
      Beijos.

      Excluir
  3. Babe, que livro mais mimoso, sério.
    Adorei a suas fotos e adorei a sua resenha. Mais um para a lista! \o Haha

    Beijos

    www.supimpagirl.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é lindo mesmo, Vivi. E muito obrigada, fico muito feliz em saber que gostou!
      Beijos.

      Excluir
  4. Gosto de leituras mais rápidas e de livros ilustrados, me interessei bastante por ele Fêh!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Oláá! Tudo bem?
    Eu também adoro livros infanto juvenil, apesar de já ter passado dessa faixa etária.. hehe mas esse me pareceu ser muito legal, eu gostei muito desse título, me trouxe uma nostalgia, sei lá hahah
    beeijo

    Tem sorteio lá no blog!! :D
    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamara! Tudo ótimo e contigo, linda?
      Sim, eu também sou assim. O livro inteiro traz uma nostalgia, Tamara; me lembrou muito os livros infanto juvenis dos anos 90, sabe? Puro amor!

      Obrigada por comentar!
      Beijos.

      Excluir