Acabei de ler: Um Passado Sombrio - Peter Straub


A vida anda acelerada por aqui mas as leituras não param. Já tenho dois livros prontinhos para resenhar além da escolha de hoje!
Vamos falar sobre UM PASSADO SOMBRIO, escrito por Peter Straub e lançado pela Bertrand Brasil em abril de 2016.


ASPECTOS FÍSICOS
A capa do livro tem um clima de suspense, tudo a ver com a história e com a proposta. Não acho que seja uma capa linda mas cumpre bem o papel.
As folhas são brancas, o tipo e tamanho da fonte são bons assim  como margens e espaçamento. 
São 391 páginas que não tem detalhes e também não há capítulos. Encontramos no livro apenas divisões entre as histórias contadas e trechos em itálico. 


SINOPSE
Um Passado Sombrio conta a história de um grupo de amigos que, quando estava cursando o respectivo ao Ensino Médio, acabam por despertar o interesse de Spencer Mallon e Meredith Bright, uma dupla que acredita captar energias na Terra e que pode fazer com que experiências transformadoras ocorram.
Depois de muitos anos em que esse encontro ocorreu, passamos a acompanhar a vida de Eel, uma das meninas do grupo, e de seu marido Lee, que, apesar de amigo de todos, não ficou fascinado por Mallon e até hoje não sabe exatamente o que aconteceu no campo da agronomia.
Lee é um escritor que está sendo pressionado por seu editor para escrever algo diferente. Em busca de inspiração, ele resolve conversar com as partes envolvidas novamente para tentar entender cada ponto de vista, culminando com a história de sua mulher que é o ponto central de todo o ocorrido.


OPINIÃO
Todo mundo que acompanha o blog já sabe que sou muito fã do gênero suspense/terror seja em filmes, seja em livros. Então, vocês conseguem imaginar como fiquei animada quando solicitei Um Passado Sombrio e que estava ansiosa para devorar o livro pois acho que a literatura de terror é extremamente mal-explorada.

Logo que comecei a leitura, li uma crítica muito negativa mas até comentei dizendo que estava nas primeiras páginas e estava gostando. O fato é que o começo do livro começa a criar um clima de suspense muito gostoso, que foi me deixando bastante curiosa; no início, passamos a conhecer toda a situação em que a história se passa - os tempos atuais onde Lee é casado com Eel e os tempos passados onde o grupo de amigos ainda era unido. O problema já começa nesse início onde as apresentações estendem-se demais e tudo começa a ficar meio monótono.

Conforme o livro vai se desenrolando, vamos acompanhar a saga de Lee atrás de cada um dos personagens e da sua própria experiência com todos os acontecimentos. Novamente, o livro se alonga demais, tornando a leitura monótona e repetindo informações que não acrescentam, tentando guardar o auge para o final. 
Esse final, o grande ato, contudo, demora demais para acontecer e, mesmo eu, que não desisto de livros, dei grandes pausas na leitura por puro desestímulo. Os personagens são muito particulares e interessantes mas tiveram força para segurar a história.

Quando o derradeiro momento finalmente chega, se você ainda não tiver desistido da leitura, há uma grata surpresa. A cena é realmente muitíssimo bem construída e exige um nível de narração acima do comum por tratar de objetos não palpáveis e sensações dos personagens, ou seja, tudo bastante abstrato. Nesse momento, pude perceber o quão bom é o autor, que fugiu do lugar-comum e fez uma narrativa extremamente única.

Minha opinião final sobre o livro é ruim. Apesar da cena final ser realmente interessante assim como a proposta e os personagens do livro, esses fatores não foram suficientes para segurar a narrativa hiper detalhista e repetitiva de Peter, o que faz com que sejam poucos os que tenham forças para chegar até o final para apreciar o melhor.


TRECHOS
❤ "- [...] Essa beleza, de onde vem?
- Ás vezes em restaurantes, ou em aviões, vejo uns caras olhando para ela como se perguntassem a si mesmos "Como isso aconteceu?" Garçons se apaixonam por ela. Policiais se apaixonam por ela. Taxistas se apaixonam por ela. Carregadores de bagagem. Porteiros. Guardas de trânsito."
- pág. 120

❤ "Enquanto ela falava, minha sensação de estar envolto por uma calorosa luz dourada definhou e desapareceu. Também notei que os sinais de cirurgia plástica não eram tão sutis como eu tinha achado a princípio. Nem ela era de uma beleza sem defeitos como tinha me parecido no início: eu podia perceber indícios de amargura em seu rosto. Amargura é fatal para a beleza."
- págs. 210 e 211

❤ "- [...] Quando você pensa sobre o mal, você tem que pensar sobre o amor, e vice-versa. Amor, amor, amor, vocês amam amar, vocês amam falar de amor, vocês até cantam o amor, repetidamente, o tempo todo. Isso me dá gases. Me faz sentir nauseado. Me dá um dor régia no cu. Eu poderia vomitar vidro moído e lâminas de barbear por uma semana, com toda essa baboseira sobre amor."
[...]
O demônio jogou a cabeça para trás e gargalhou."
- pág. 367


Me adiciona no Skoob e acompanhe todas as minhas leituras!
Caso você queira conferir a leitura, Um Passado Sombrio já está à venda em livrarias físicas e online (Saraiva | Livraria da Folha | Travessa).
Além disso, siga as redes sociais da Bertrand Brasil (site | facebook | twitter | instagram) para acompanhar todas as novidades e lançamentos!

Beijos.

EI, LEITOR! O livro foi enviado pelo Grupo Editorial Record devido à parceria que o blog tem com a editora. O blog não recebe qualquer pagamento ou comissão de vendas para resenhar o livro, expondo sempre a relação sincera em relação à leitura!

10 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Não leio muito livros de suspense/terror mas estava querendo começar essa leitura, é bom saber que você gosta bastante desse gênero que agora sei pra onde correr quando precisar de um livro desse gênero. Que pena que essa leitura não foi tão boa, é ruim quando a gente tem uma expectativa e ela não é alcançada né? Acontece muito isso comigo.

    Beijos

    http://entre-linhaseparagrafos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Bárbara! Gosto muito do gênero e vivo procurando bons filmes e bons livros desse tipo. Acho a literatura de terror/suspense muito mal explorada!

      Beijos.
      Obrigada por teu comentário!

      Excluir
  2. Obrigada pela dica, não comprarei!
    Pelo título pensei que fosse interessante!
    Bom final de semana!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elyane!
      Pois é, eu fiquei super interessada quando vi o título e a sinopse do livro mas realmente me decepcionei.
      Beijos.

      Excluir
  3. Que pena que não aprovou muito, já tinha ouvido falar do livro mas não tinha tido oportunidade de ler uma resenha... Amei!!! Tenho um blog de estética, se quiser visitar. www.esteticando-se.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Emanuelly! Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Vou conferir seu blog, com certeza!
      Beijos.

      Excluir
  4. Olá Fê, acho que eu não ia gostar desse livro então rsrs
    Pq não gosto de nada monótono, tem que ter aquele "tcham" sabe? De prender a atenção e não conseguir largar...

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fran! Pois é, provavelmente não. O livro é bastante arrastado pelo autor ser muito detalhista.
      Beijos.

      Obrigada por comentar!

      Excluir
  5. Eu gosto muito de suspense, mas não daqueles que ficam dando rodeios, sou mais o Sheldon que cria vários capítulos sobre várias personagens, porém revelando sore coisas preciosas ao decorrer do enredo.

    Sinceramente não gosto de enrolação, prefiro detalhes sucintos.

    Beijos!

    Poesia em Transe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi. Sidney Sheldon é mestre em livro de suspense, não tem jeito!
      Acho que ele é a inspiração maior.
      Beijos!

      Excluir