A rotina pode ser gostosa


Eu sempre reclamei da rotina, achava ruim ter que ir todos os dias para o mesmo lugar a mesma hora. Até o fatídico dia em que percebi. Percebi que eu gosto da rotina. Daquele ritual de ela faz tudo sempre igual (leia cantando!). A rotina pode ser gostosa e, além disso, a rotina pode deixar saudade!


Percebi que não consigo dormir sem dar um beijo de boa noite no namorado, assim como não consigo chegar em casa sem dar um oi. Gosto de chegar no trabalho e saber que lá terei um café preto passado me esperando. Espero que o Fred venha me dar um lambida de bom dia logo depois que ouve meu despertador tocar.

Acabamos associando a rotina à obrigação. E, por ser essa uma palavra ruim, logo tudo que é obrigação, é ruim, é chato, dá preguiça. É óbvio que existe muita coisa na minha rotina que eu ainda, antes de fazer, penso 'ai, que preguiça' mas, de verdade, é tão pouca coisa!
Não tenho preguiça de começar minhas horas diárias de estudo assim como não tenho preguiça de fazer o lanche no final da tarde com o André e contar como foi o dia. Me deixa feliz ter a certeza de que ele vai estender a roupa e eu vou dobrar; que ele vai cozinhar e eu vou lavar a louça.

A rotina pode ser gostosa.

O que eu mais percebi desde que comecei a amar a minha rotina é que toda rotina é passível de ser amável. Eu poderia odiar ir correr no parque mas estou amando; eu poderia não ter vontade de passar meus cremes antes de dormir mas estou amando; eu poderia ter preguiça de postar no blog e viver tentando manter uma frequência legal de posts mas estou amando - aliás, sempre amei!

Se eu amo sair da rotina? Continuo amando! Sigo aguardando ansiosamente as férias, os finais de semana e os feriados. Mas também vivo querendo voltar pra minha casa, pra minha decoração inacabada, pro meu sofá meio duro.
Fazer as pazes com a rotina significa aprender a amar a maior parte dos nossos dias. Porque a rotina pode ser gostosa!


# Essas ilustrações fofas e que expressam todo o sentimento que eu quis passar com esse texto são do livro Soppy, da Philippa Rice. Eu indico a todos que conheçam (ele é prioridade na minha wishlist!)

Beijos.

16 comentários:

  1. A rotina é boa quando se faz o que ama, essa é a verdade.Me identifico com o texto, to mais ou menos me apaixonando pela minha própria rotina, pena que ela ainda muda a cada 3 meses haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milena! Obrigada por teu comentário, fiquei feliz em te ver por aqui!
      É muito boa essa fase de descobrimento, da gente perceber que está começando a amar alguma coisa.

      Beijos.

      Excluir
  2. Concordo com Milena, a rotina só é boa quando escolhemos, amamos o que estamos fazendo, mas quando é uma obrigação, vixi ela cansa. rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natasha! Eu já pensei exatamente assim também. Hoje em dia, tenho uma visão um pouco mais flexível. É óbvio que há coisas na nossa rotina que nunca vamos gostar de fazer, contudo, vejo que a maioria das coisas que vemos como ruins/chatas, podem tornar-se agradáveis se começarmos a encará-las de modo diferente. Foi exatamente o que aconteceu comigo!

      Beijos.
      Obrigada pelo teu comentário!

      Excluir
  3. Eu gosto de rotinas, não gosto muito de mudar sabe, eu demoro muito para me acostumar... Mas eu sei que é necessário e muitas vezes é melhor rs.
    O seu blog é lindo, amei muito! Parabéns,
    um beijo.
    Se quiser visitar o meu: www.esteticando-se.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Emanuelly!
      Sim, eu te entendo. Eu tenho um pouco dessa sua dificuldade também sobre mudanças. Apesar de achar que elas são extremamente necessárias e me esforçar para, de tempos em tempos, causá-las na minha vida!

      Beijos.

      Excluir
  4. Nossa amei o post.
    Nem consigo imaginar minha vida sem rotina.

    bjs

    www.larosablanca.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Regiane!
      Fico MUITO feliz que tenhas gostado!
      Volte sempre!

      Excluir
  5. Amei o seu texto! ^^ Realmente temos que aprender a amar todos os dias de nossas vidas, dos dias diferentes aos cotidianos. A rotina pode ser mesmo boa dependendo da maneira que encaramos, né?! =)
    Ah! As ilustrações transmitiram bem esse sentimento de gostar da rotina, combinou muito bem com o seu texto. Muito fofas as ilustrações! Soppy também faz parte da minha wishlist literária. =D
    Beijinhos ♥

    Contadora de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Débora!
      Fico feliz que tenha gostado!
      Sim, Soppy é muito amor. Não vejo a hora de sobrar uma graninha pra comprar o livro e ver todas as ilustrações lindas!

      Beijos.
      E obrigada por teu comentário!

      Excluir
  6. Pura verdade, associamos muito rotina com obrigação e coisas tediosas.Mas devemos ver o lado positivo, ver as coisas boas que nos acontecem diariamente e não só focar no lado negativo e monótono.

    Concordo muito com o texto.

    Beijos

    Poesia em Transe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi!
      Não tem nada melhor do que enxergar a beleza na nossa rotina, né?! Tudo fica mais fácil!

      Obrigada pelo comentário!
      Beijos.

      Excluir
  7. Oi Fêh.

    Eu não chamaria dar um beijo de boa noite no love, chegar com um oi, receber a lambida de bom dia do Fred, o café no trabalho... de rotina. Eu chamaria de "vício do bem". Hahahahaha! São coisas que nós amamos fazer e receber. A obrigação é que torna tudo chato e cansativo. Mas, tudo é uma questão de como encaramos nosso dia a dia.

    Beijos mil! :-)

    Brincando Com Arte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza essas ações são vício do bem mas, de qualquer forma, fazem parte da nossa rotina!
      É claro que sempre vai existir coisas na nossa rotina que não vamos gostar de fazer, contudo, a vida é uma questão de perspectiva, do que escolhemos enxergar. Pelo menos, eu penso assim!

      Beijão.

      Excluir
  8. que amor esse post <3
    realmente, rotina é algo bom. mas quando é por obrigação, chaaato TuT
    a minha vida tá super bagunçada, minha rotina teve que mudar e tô louca aqui pra voltar a acostumar. mas fazer o que, né; é a vida...
    beijo no coração
    penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Sara! Eu te entendo porque a minha rotina ainda muda muito frequentemente.
      Mas se a gente procurar encarar tudo da melhor forma, sempre vai se tornar melhor também!
      Beijos.

      E obrigada pelo comentário!

      Excluir