Amadureça mas não endureça!


Namoro e moro com um cara 12 anos mais velho que eu e admiro uma infinidade de qualidades nele. Sem dúvida, uma de suas características que mais admiro é o fato de ele não ter endurecido mesmo já tendo passado por muitas e más nessa vida.

Convivo diariamente com pessoas com a mesma ou menos idade que ele e percebo o quanto são tristes ou amarguradas ou raivosas ou mesquinhas. Tenho certeza que essas pessoas passaram por muitas situações na vida que as fizeram amadurecer e, eventualmente, endurecer; é óbvio que não cabe a mim julgar as situações e definir quem sofreu mais ou quem aprendeu mais.

O fato é que todos nós, independente da condição financeira ou psicológica, vamos passar por diferentes situações desafiadoras na vida, onde vamos realmente nos perguntar se temos força e maturidade para encarar o que vem pela frente. E, apesar de cada dificuldade ser diferente da outra, jamais conseguiremos estabelecer um grau de maior ou menor barreira justamente por somos únicos e encaramos determinadas situações de maneira igualmente única.

Com toda essa reflexão, quero chegar à conclusão de que a vida vai, com certeza, te colocar constantemente à beira de abismos - sejam eles mais altos ou mais baixos. Só que essas dificuldades não são motivo para você endurecer!


Amadureça frente aos problemas, aprenda a lidar/pular/contornar os obstáculos, sofra porque existem situações em que isso é inevitável mas jamais endureça!
Não perca o encantamento para com as coisas do mundo, seja a flor que brotou no seu vaso seja a paisagem maravilhosa da última viagem; não torne-se duro com seus filhos ou familiares falando sempre não antes mesmo de ouvir as opções; não limite-se a realizar apenas coisas que lhe trarão retorno financeiro porque muitas coisas prazerosas não vão deixar a conta no banco mais recheada; não pare de rir de piadas bobas proferidas por pessoas queridas, seu sorriso pode ser a única razão desejada pelo outro.

Esse apelo que faço é, acima de tudo, para mim mesma.
Tenho apenas 22 anos e, óbvio, já passei por situações complicadas. Porém, minha vida sempre foi muito mais feliz do que triste e, mesmo assim, percebo-me, por vezes, endurecida com as situações cotidianas.
Quero olhar pra trás daqui há 20 anos e saber que, apesar das dificuldades, encarei a vida com o olhar mais positivo que pude, que fui uma companhia agradável para aqueles que me amam, que soube rir e fazer rir, que abracei, que dividi, que me doei.

Amadureça, porque amadurecer, além de necessário, é inevitável mas não endureça, porque endurecer, além de dispensável, é infeliz!


Beijos.

6 comentários:

  1. Que texto lindo! E o pior é que algumas pessoas endureceram antes mesmo de amadurecerem.Acho super importante não perdemos o encantamento.É bom ter um momento para si, não guardar demais os sentimentos ruins etc.Quando eu fico chateado com algo ou com alguém, eu sempre tento externar isso, nem que seja pra mim mesma.Guardar sentimentos negativos é altamente destrutivo e endurece muito.

    Boa semana!

    Poesia em Transe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Gabi!
      Isso que tu falou é realmente muito importante! Conversar sobre as dificuldades, tristezas e problemas é a melhor maneira de aprender a lidar com eles, a resolvê-los e a não permitir que eles criem sentimentos ruins dentro da gente!

      Uma ótima semana!
      Beijos.

      Excluir
  2. Frase do mestre Jung já me ganhou! Super concordo contigo. Devemos amadurecer sim, mas não nos tornar frios e amargurados com a idade.

    Beijos
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito bom, né Ludmilla!
      Beijos.

      Obrigada por teu comentário!

      Excluir
  3. Oi Feh! Que post maravilhoso, sério.
    É incrível conhecer pessoas que sejam assim sabe, maduras, mas que não são endurecidas pela vida. Amei mesmo o post <3

    Beijos
    barbfurtado.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Barb!
      Fico muito feliz que tenhas gostado do post!
      É verdade, as melhores pessoas são aquelas que sabem ver a vida da melhor forma possível!

      Beijos.

      Excluir