Acabei de ler: Cordeluna - Élia Barceló


Oi, pessoal!
Hoje tem resenha de livro aqui no blog. Vou falar sobre o livro Cordeluna, escrito por Élia Barceló com tradução de Catarina Meloni e publicado pela Editora Biruta.


ASPECTOS FÍSICOS
Vamos novamente chover no molhado com a diagramação incrível dos livros da Editora Biruta. A capa de Cordeluna tem esse brasão com a espada que tem tudo a ver com a história e também tem esse desenho no tom de azul que deixa um aspecto mais antigo. 
As páginas iniciais do livro e algumas no seu interior tem detalhes sempre em tons de azul - como imitando pergaminho ou um brasão. As páginas não têm maiores detalhes mas o tipo e tamanho da fonte, as margens e o espaçamento são ótimos. 


HISTÓRIA
A história do livro pula entre duas épocas para contar duas histórias diferentes mas interligadas. No passado, vamos conhecer Sancho, um cavaleiro, e Guiomar, filha de um nobre já falecido. Durante o desenrolar do livro, veremos como eles se conheceram e como se passou a sua história de amor. Ao mesmo tempo, no presente, vamos acompanhar um grupo de teatro formado no Espanha que passará um tempo ensaiando em um antigo mosteiro para encenar uma peça e, entre os muitos adolescentes do grupo, conheceremos a história de Sérgio e Glória.


OPINIÃO
O livro tem 312 páginas mas não tem capítulos; toda a divisão é feita apenas por pequenos espaços maiores entre os parágrafos mas isso não incomoda porque os trechos são curtos e rápidos. 
Sempre gostei muito de livros que contam histórias do passado e, em Cordeluna, eu ficava sempre muito ansiosa para ler a parte de Sancho e Guiomar que foi a que realmente me encantou. Tudo parece mais puro, mais real e mais difícil também durante uma guerra. 

A história é extremamente ágil e a forma como a autora intercalou os trechos de passado e presente foi muito interessante porque os eventos estão extremamente interligados. O que acontecia no passado também acontecia no presente, apesar de não ser a mesma situação, o fato se repetia nos dias atuais e era muito legal perceber a semelhança.

Para todas as idades, o livro tem uma linguagem simples, sem trechos impróprios - apesar de ter alguns até assustadores. Gostei muito do modo como tudo foi amarrado no final; final esse que, por sinal, é extremamente movimentado, deixando-nos ansiosos para descobrir todo o desenrolar. Nos extras, ainda há um texto explicando o contexto histórico em que o livro se passa, inclusive com mapas da região mostrando o domínio por diferentes povos.

Cordeluna me conquistou por ser um livro com uma temática simples - mostrar que uma história de amor pode ultrapassar barreiras de tempo - mas que foi muito bem desenvolvida e tornou-se cativante. Apesar de longo, em nenhum momento, o livro é chato ou monótono porque correm duas histórias paralelas e movimentadas por ele. 
Mais que aprovado, mais que indicado!


TRECHOS
❤ "E enquanto os protagonistas atuais da história que vai começar vivem suas vidas cotidianas, outros protagonistas que já não têm nada, exceto seu amor e sua esperança, aguardam nas trevas geladas que o milagre aconteça.
Tudo começou mil anos atrás.
E, para o bem ou para o mal, acabará agora."
- Pág. 1 

❤ "Tinha sido... Como tinha sido? Como encontrar-se com alguém que só existe na própria imaginação, como ver na vida real a figura de um sonho, como recuperar algo enormemente valioso que se achava perdido para sempre, como... como apaixonar-se, simplesmente?"
- Pág. 46

❤ "Foi uma morte estranha. Estranha por ser tão doce. Porque, depois de uma vida de amargura, sofrimento e penitência, Deus todo-poderoso, em sua infinita misericórdia, se dignou a conceder-lhe a única coisa que não tinha pedido jamais: uma boa morte, tranquila e sem qualquer dor."
- Pág. 283


É possível encontrar o livro para venda em livrarias físicas e online (Saraiva, Cultura e Livraria Martins Fontes Paulista).
Aqui é possível conhecer todo o catálogo da Editora Biruta e, se quiser, acompanhar todas as novidades da editora, siga suas redes sociais (blog | facebook | twitter | instagram).

Para me acompanhar, basta me adicionar o Skoob!
Beijos!

EI, LEITOR! O livro foi enviado pela Editora Biruta devido à parceria que o blog tem com a editora. O blog não recebe qualquer pagamento ou comissão de vendas para resenhar o livro, expondo sempre a opinião sincera em relação à leitura!

4 comentários:

  1. Que livro lindo *-*, adorei a diagramação.E fiquei interessada, amo essas histórias paralelas, o Sheldon fazia muito isso e é um dos meus autores favoritos! <3

    Mais que anotada a indicação, Fêh.

    Beijos

    Poesia em Transe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Gabi! O Sheldon faz bastante isso mesmo!
      Que bom que gostou. A Editora Biruta capricha sempre nas edições!

      Beijos.

      Excluir
  2. Oi! Que livro bonito ♥
    Você disse que as páginas não tem maiores detalhes, mas essas letras no início de cada "capítulo" dão um toque ainda mais incrível.
    Olhando assim achei que não gostaria da obra em si, mas lendo sua resenha percebi que gostaria, sim. Trechos assustadores? Quero haha

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras|Vem participar da resenha premiada e top comentarista de abril ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Kemmy! Essas letras iniciais são lindas!
      A história é infanto juvenil, sabe? Mas eu sempre digo que se uma historia é bem escrita, independente do tema ou da classificação para a idade, é sempre um livro bom a ser lido!

      Beijos.
      Obrigada por teu comentário!

      Excluir