Acabei de ler: Entre Ossos Agora - Maitê Proença


Preparados para mais uma resenha de livro por aqui?
Hoje vou falar todas as minhas impressões sobre o livro Entre Ossos Agora, o segundo livro de crônicas escrito por Maitê Proença e publicado pela Editora Record em julho desse ano.


ASPECTOS FÍSICOS
Eu tenho uma relação conflituosa com a foto de capa do livro, que inclusive é da Fernanda Young - que eu amo! - porque apesar de achar que ela chama a atenção e deixa as pessoas curiosas sobre o livro, acho ela um pouco demais. Gosto bem mais, por exemplo, da foto da contracapa que é impactante também mas não tão exagerada.

Outro fato que gosto bastante na capa é que ela é bem limpa - nem o logo da editora aparece por lá! Além disso, ela é impressa em um papel diferente, meio poroso. 
Por dentro, o livro não tem grandes detalhes mas nada incomoda, nem o tipo e o tamanho da fonte, nem margens e espaçamentos.


HISTÓRIA
Para formar o Entre Ossos Agora, foram agrupados 58 crônicas (22 inéditas) que são divididas em 7 grandes temas como vida pessoal (Assinatura não é tattoo), amor e sexo (69) e beleza (Unhas do Inconsciente). Cada um dos temas tem um assunto bem variado e mesmo dentro da mesma crônica os assuntos divergem. 
Todos eles são escritos como se estivéssemos tendo uma conversa informal com a escritora e atriz.


OPINIÃO
Livro para se divertir e ler rapidinho, seja pelos contos curtinhos (a maioria tem pouco mais de 2 páginas) seja pelo modo despojado de Maitê escrevê-los. Posso dizer que o que mais gosto no livro, inclusive, é essa linguagem bastante comunicativa, nos sentimos realmente amigos e cúmplices da escritora um conto após o outro (especialmente após uma das primeiras crônicas em que ela conta um pouco sobre o assassinato da sua mãe pelo seu pai).

As minhas partes preferidas do livro, com as crônicas mais divertidas, na minha opinião, foram a "A Química dos Imponderáveis" e "69", é possível rir de verdade com o modo vida real com que muitas situações são retratadas. 
O livro também não é longo (188 páginas) e é uma ótima companhia para ler de uma vez só ou para quem lê com intervalos muito longos porque as crônicas não têm relação e são curtinhas.

Minhas crônicas preferidas são "O pai, a mãe, e o que mora no meu coração", "Uma Carta", "Óvulos velhos" e "A Droga do Vício". O lado ruim fica para a crônica "À Caça" porque, apesar de admirar Maitê por ter tocado aqui em um assunto extremamente polêmico (a caça esportiva na África), não concordo de modo algum com a opinião por ela expressa e fiquei um tanto chocada e decepcionada depois de ler essa crônica.

No final, considerei o livro divertido e leve. As crônicas têm assuntos muito diversos, podendo agradar muitos públicos mas especialmente o feminino. Foi muito bom conhecer a Maitê escritora e reconhecer o talento dela. Indico Entre Ossos Agora para todo mundo que goste de livros que não exijam tanto compromisso com a leitura e que só queiram relaxar um pouco.


TRECHOS
 "O que você faz no domingo? Consegue deixar a brisa levar ou precisa de uma intensa programação para o bom aproveitamento de seu lazer? [...] Porque a gente veio aqui pra evoluir e encontrar a paz, mas será que é possível com tanto ruído em torno? Sonho de rico é praia deserta, luz de lampião e rede com vista pro mar - vida do pescador."
- Conto O Ócio, pág. 108

 "Aprendi a não ter medo de sentir medo. Aprendi que a vida tem disso, e que, se a gente se deixa vagar um pouco pela escuridão, sem pressa e sem atrapalhar, logo se passa dali. E que depois das sombras existe o reino da imaginação, onde grassa a liberdade." 
- Conto Unhas do inconsciente, pág. 117

 "Não é verdade que o amor seja um sentimento incondicional, há hiatos no amor. Tem horas em que a tolerância, a generosidade e as virtudes que o acompanham sucumbem às circunstâncias. Tem horas que vocês quer ver o seu amor morto porque seria um alívio. Esta é a verdade."
- Conto A Droga do Vício, pág. 153


Já é possível encontrar o livro para vender nas principais lojas físicas e online (Saraiva, Curitiba e Submarino) e também em e-book (Amazon). Se quiser, confere o catálogo completo e incrível! da Editora Record (site | facebook | twitter | snapchat grupoedrecord).

Me adiciona no Skoob pra acompanhar todas as minhas leituras e avaliações!
E me conta nos comentários o que achou da resenha e se já leu algum livro da Maitê.

Beijos.
EI, LEITOR! O livro foi enviado pelo Grupo Editorial Record devido à parceria que o blog tem com a editora. O blog não recebe qualquer pagamento ou comissão de vendas para resenhar e divulgar o livro, expondo sempre a opinião sincera em relação à leitura!

2 comentários:

  1. Não sabia desse lado escritor da Maitê, mas acho ela excelente atriz.

    De fato a capa é um pouco demais, na verdade eu prefiro que os livros não venham com fotos de quem escreve na capa, mas isso é outra história.

    Curto muito crônicas, faz um tempinho que não leio e escrevo uma.Estou meio enferrujada com as minhas escritas.

    A dica está mais que anotada!

    Bjão Fêh

    Poesia em Transe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito dela também, Gabi, especialmente como comentarista!
      Eu também não gosto de pessoas na capa! Mas no caso dela acho que a questão foi bastante comercial, né, por ela ser conhecida.

      Escreve, sim. Adoro ler crônicas, são rápidas e mais fáceis!
      Beijos, linda!

      Excluir