Acabei de ler: O Assassinato de Margaret Thatcher - Hilary Mantel


Fazia muito tempo que eu não lia livros de crônicas/contos apesar de gostar do gênero e foi ótimo recomeçar com O Assassinato de Margaret Thatcher, da Hilary Mantel, lançamento de junho da Editora Record, porque as crônicas têm temáticas bem diferentes e são permeadas por um leve clima de suspense.


ASPECTOS FÍSICOS
A capa do livro fez meus olhinhos brilharem na mesma hora em que a vi primeira vez. Acho o trabalho da capa incrível porque é super instigante e desperta na hora a curiosidade do autor e, ao mesmo tempo, também gosto da harmonia da imagem com as fontes. 
O interior do livro não tem maiores detalhes. O estilo e o tamanho da fonte são agradáveis assim como margens e espaçamento.


HISTÓRIA
O livro contém 9 contos já publicados anteriormente da escritora (que eu, até então, não conhecia) e 1 inédito, o qual nomeia a obra. Todos os contos, por mais diferente que sejam em suas temáticas, são permeados por um clima de suspense e muita sinceridade sobre fatos cotidianos e nem tão cotidianos, podendo trazer no pacote uma sensação de choque. 
Durante o livro, são abordados assuntos como casamento, traição, morte súbita, assassinato planejado, assassinado imaginado e diferenças de classe.


OPINIÃO
Fiquei realmente surpresa de um modo bom com as crônicas de Hilary Mantel. Em 208 páginas, são apresentados 10 contos que podem parecer longos para o gênero mas que fluem veloz e naturalmente; na minha opinião, por dois motivos: as histórias surpreendentes (daquele tipo que não sabemos o que esperar no parágrafo seguinte) e a forma de escrita indireta da autora (que não faz questão de deixar as coisas perfeitamente claras e, com isso, permite que imaginemos parte da história).

Sempre que me perguntam qual o meu gênero preferido de livros, penso em suspense. Mas, ao parar para pensar, vejo que são poucos os livros de suspense que li que realmente estão na minha lista de preferidos. Contudo, acredito que isso se deva ao fato de que é muito difícil escrever um suspense que realmente consiga prender o leitor e deixá-lo tenso. Felizmente, O Assassinato de Margaret Thatcher conseguiu me deixar com aquela sensação de agonia gostosa do suspense clássico e, ao terminar o livro, fiquei morrendo de vontade de ler um livro inteiro da autora pra que essa sensação se prolongasse ainda mais. 
Aliás, se puder destacar um ponto negativo - que, ao final, é positivo - é esse: os contos são tão envolventes que, mesmo em poucas páginas, é possível entrar na história e é decepcionante que ela termine tão cedo. 

Os meus contos preferidos foram: Vírgula, O QT Longo, Férias de Inverno e O Assassinato de Margaret Thatcher: 6 de agosto de 1983.


TRECHOS
❤ "- Meu pai diz: "Se vire, Mary, ou você vai ter que ir para o reformatório."
- O que é isso?
- É onde eles batem na gente todo dia.
- Mas o que você fez?
- Nada, eles só fazem isso e pronto. 
Dei de ombros. Parecia bastante plausível." 
- Conto Vírgula, pág. 38.

❤ "Fevereiro: falaram em internar Morna; isto é, a mãe falou, detenção compulsória num hospital psiquiátrico[...].
- É inteiramente escolha sua - disse o pai. - Comece a comer, Morna, e não vai chegar a esse ponto. Eles não vão tentar persuadi-la com passeios nem assar aquelas merdas de bolinhos para você. Vão ter trancas nas portas e encher você de remédios." 
- Conto O coração para sem aviso, pág. 139.

❤ "- Na verdade, embora eu culpe o rapaz, você é parcialmente culpada.
- Como assim? - perguntou Marcella.
- Acredito que você saiba como. Você o provocou. Com leite achocolatado. Batatas fritas. Passas de chocolate. Implicando que a posição dele era de uma criança indefesa." 
- Conto A Escola de Inglês, pág. 203.


O livro já está disponível em livrarias físicas e lojas online (Submarino, Amazon, Saraiva e Americanas). E também já é possível encontrar em e-book.
Confere os outros títulos que fazem parte da Editora Record (site | facebook | twitter), tem muito livro bom e muita novidade chegando também!

Se quiser, me adiciona no Skoob e acompanhe as minhas leituras atuais. 
Beijos.
EI, LEITOR! O livro foi enviado pelo Grupo Editorial Record, devido à parceria que o blog tem com a editora. O blog não recebe qualquer pagamento para resenhar e divulgar o livro, expondo sempre a opinião sincera em relação à leitura!

4 comentários:

  1. Não gosto muito de suspense não. Mas é um livro, é leitura e isso basta! www.gravatacombatom.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Fabio. Às vezes são os gêneros que menos nos identificamos que nos surpreendem, não é?!

      Obrigada por visitar e comentar.
      Beijo.

      Excluir
  2. Amo livros e filmes de suspense (sou fanzona do Hitchcock heheheh), fiquei super interessada por esse livro Fêh, achei o máximo, vou ver se consigo comprar, um livrinho de contos sempre caí muito bem <3, mas de fato tem que nos prender senão fica difícil.

    Beijão e ótima semana.

    Poesia em Transe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, eu também adoro! Mas acho tão difícil encontrar bons livros de suspense. Esse, ainda bem, conseguiu criar em mim aquela sensação de angústia que eu adoro!

      Obrigada por sempre vir aqui, linda.
      Beijos.

      Excluir