Acabei de ler: A Fazenda - Tom Rob Smith


Vamos começar as resenhas dos lançamentos de março do Grupo Editorial Record aqui no blog? Dessa vez, tenho três livros para contar minhas impressões.


O livro de hoje é A Fazenda, escrito por Tom Rob Smith e publicado pela Editora Record sendo um dos lançamentos de março da editora


ASPECTOS FÍSICOS
Essa capa é incrível e, além de linda, ela reflete perfeitamente o lugar e o clima da história. Ela é toda cheia de texturas localizadas até mesmo na parte de trás. Adoro as cores e essa sombra fantasmagórica no galpão.

A diagramação é simples mas perfeita. O tipo e tamanho da fonte, as margens e o espaçamento são ótimos. Não há detalhes porque o livro não tem capítulos; os intervalos apenas são assinalados pela troca de página.


HISTÓRIA
O livro é um suspense que começa quando Daniel recebe um telefonema de seu pai que mudou-se para uma fazenda na Suécia há alguns meses com a sua mãe. Nessa conversa, Daniel descobre que, ao contrário do que ele imaginava, as coisas na pacata fazenda não estão tão bem. 
Seu pai é enfático: "Sua mãe... Ela não está bem. Ela anda imaginando coisas".

Daniel, filho único que nunca presenciou uma briga dos pais, esconde sua homossexualidade mesmo após adulto e que nunca imaginou que a fortaleza que era sua mãe poderia estar louca, acaba perdendo o chão. 
Prestes embarcar para a Suécia e ajudar o pai, ele encontra a mãe no aeroporto.
Ela, por sua vez, tem outra versão da história. Nada que ela presenciou foi imaginado e seu marido, o pai de Daniel, pode estar envolvido em algum tipo de crime. 
Resta a Daniel ouvir o relato completo da mãe e decidir em quem acreditar.


OPINIÃO
Após ter lido a sinopse do livro (parecida com essa que escrevi pra vocês) e começado a ler o livro, percebi que a sinopse sintetiza apenas 5 páginas do livro e isso me impressionou bastante; estava ansiosa e sentindo que vinha um suspense dos bons por aí.

E eu não estava enganada. A maior parte do livro é permeada pelo relato que a mãe de Daniel faz a ele dos acontecimentos que presenciou na Suécia sempre ressaltando a importância da sincronicidade. Em meio a isso, vem à tona acontecimentos que vão aos poucos clareando a relação dessa família como: onde estão os avós de Daniel? como foi a infância de Tilde (a mãe) na mesma Suécia?. Além disso, algumas poucas tramas paralelas aparecem durante o livro mas são pouco exploradas e não chegam a interferir na história principal.

O livro é dividido conforme o relato de Tilde é interrompido e nenhuma dessas sessões têm mais do que 5 folhas, o que torna o ritmo do livro rápido apesar das 333 páginas. Como é inevitável em bons livros do gênero, a curiosidade sobre a história aumenta a cada página; para mim, contudo, a riqueza de detalhes por vezes exagerada da história contada acabou me cansando um pouco ali pela metade do livro porque eu queria saber logo o que realmente interessava.

No fim, todas as pontas que pra mim não faziam sentido algum, foram maravilhosamente conectadas e fiquei surpresa ao ver que a história paralela sobre a infância de Tilde acabou sendo mais interessante ao meu ver do que a história principal, a do presente. 

Ou seja, o livro é um bom suspense, quem gosta do gênero como eu se delicia com as diversas pistas que parecem não ter nenhuma relação uma com a outra e a história bem escrita acaba superando o excesso de detalhes. Apesar do final um pouco arrastado, gostei da solução que o autor deu e fiquei curiosa sobre o outro livro do autor.


TRECHOS
❤ "Notei que seu assento tinha a melhor visão. Ninguém podia se aproximar sem que ela percebesse. Ela colocou a bolsa no colo, segurando-a com força - como se fosse a portadora de uma correspondência de vital importância. Perguntei: 
- Isso é tudo que você tem?
Ela solenemente deu um tapinha na bolsa:
- Aqui estão as provas de que eu não sou louca. Provas de crimes que estão sendo encobertos."
- Págs. 20 e 21

❤ "- Freja está morta!
Expliquei sobre o troll. Eu não me importava se eles consideravam essas histórias fantasiosas. Ela desaparecera. Essa era toda a prova de que precisavam. [...] Freja estava em casa. Ela estava de pijama. Seu cabelo estava escovado. Ela estava limpa. Estava bonita. Era como se nunca tivesse fugido. Eu disse a Freja:
- Conte a eles sobre o troll.
Freja disse a eles:
- Não há nenhum troll. Eu nunca fugi. E não sou amiga dessa garota."
- Pág. 125

❤ "Você tem uma pergunta para mim, uma pergunta difícil para um filho fazer à própria mãe. Mas eu não vou respondê-la a não ser que você a faça. Você precisa dizer as palavras. Precisa ter a coragem de olhar nos meus olhos e perguntar se eu assassinei Freja."
- Pág. 129


Para quem quiser adquirir os livros, é possível encontrar aqui: Livrarias Curitiba e também em e-book. E se quiser acompanhar mais sobre o Grupo Editorial Record, clica aqui!

Me adiciona lá no Skoob pra trocarmos dicas literárias. Vou amar!
Beijos.

EI, LEITOR! O livro foi enviado pela Editora Record, devido à parceria que o blog tem com a editora. O blog não recebe qualquer pagamento para resenhar e divulgar o livro, expondo sempre a opinião sincera em relação à leitura. 

4 comentários:

  1. Esse livro parece ser muito bom, gostei do seu blog.

    http://Secret Place/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline. O livro é muito bom, a história é envolvente e nada clichê.
      Obrigada! Volte sempre.

      Beijinhos.

      Excluir
  2. Que capa linda gente "0" e eu amo histórias de suspense <3 sempre nos deixam bem presos no livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda, né?! Fiquei apaixonada nela quando vi.
      Sim, eu adoro suspense também. Apesar de que ultimamente li muito suspense e estou querendo dar um tempo.

      Beijos, linda.

      Excluir