Acabei de ler: Lis no Peito (Um Livro que Pede Perdão) - Jorge Miguel Marinho


As leituras estão correndo rápido por aqui, então, para não ficar com muitas resenhas atrasadas, vou aumentar a frequência, tá?!
E hoje é dia de falar de outro livro lindíssimo da Editora Biruta: Lis no Peito - Um Livro que Pede Perdão, muito bem escrito por Jorge Miguel Marinho. Tenho a 5ª edição, de 2014 e o livro é amplamente premiado - Prêmio Jabuti em 2006, 100 melhores livros para crianças em 2012, White Ravens de 2006 e muitos outros.


ASPECTOS FÍSICOS
A capa do livro é branca com um detalhe em um tom de burgundy, bem simples; o que acaba chamando a atenção é a foto de Clarice Lispector 'espiando' o leitor. Antes de ler a história e compreender a íntima relação que essa autora tem com o enredo, confesso que achava ela bizarra, agora até gosto de imaginar que Clarice esteja realmente me espiando.

Por dentro, o livro tem folhas pretas, burgundy e laranja. A cada começo de capítulo, há 2 folhas laranjas com um trecho escrito por Clarice Lispector para introduzir um pedaço da história.
As folhas são amareladas, o tamanho da fonte é médio para grande e as margens são generosas. Além disso, o número da página é laranja e a primeira linha de cada capítulo também. 
Toda a diagramação é ótima e permite que a leitura, que já é leve, se torne ainda mais fluida. 

A foto com o texto torto não é pra mostrar um defeito de impressão, não haha. O último capítulo tem uma outra proposta e achei interessante o modo como a editora conseguiu representar uma 'página solta' da história: as margens ficam tortas para entendermos que esse capítulo não é propriamente parte da história, seria mais uma anotação sobre ela.


HISTÓRIA
Lis no Peito é um livro escrito para que Marco César ganhe perdão - e também compreensão. 
Antes mesmo da história começar, conhecemos o protagonista, um garoto de 17 anos, tímido, inquieto e que vive mais em seus pensamentos do que na vida real. Um cabelo, uma voz e um nome - Clarice - mudam esse cenário quando Marco César conhece a garota que será seu primeiro amor, seu primeiro beijo e sua primeira decepção. 
Contudo, a história de amor de Marco César e Clarice é apenas pano de fundo para o crime cometido e também para as leituras de Clarice Lispector durante a história.


OPINIÃO
Esse livro de Jorge Miguel Marinho é em prosa mas podia muito bem ser classificado como poesia. O autor encontrou um modo singelo e único de descrever até a mais clichê das situações da vida de cada um de nós; palavras suas entremeadas com as palavras de Clarice Lispector. Um livro profundo e tocante.

A sinopse do livro não nos fornece muitas informações sobre a história e, o que mais me deixou curiosa, foi como a presença de Clarice Lispector poderia ser tão importante a ponto de tomar a capa da obra. Depois de ler o livro, é possível compreender que, para cada cena narrada, há um trecho de Clarice que o conta, o define, o entende, o sente. 

Lis no Peito me surpreendeu positivamente em cada página e, após os primeiros capítulos, eu - que enrolei para começar a ler o livro - já estava completamente apaixonada. A leitura é fácil, rápida e linda; um livro para ler em uma tarde tranquila ou, então, para ler aos poucos e apreciar cada detalhe (meu modo preferido)! Gosto muito quando o autor fala diretamente com o leitor, sabe? Como se estivéssemos todos em uma grande conversa escrita, de cara isso já me conquista. E Jorge Miguel Marinho faz isso com uma maestria que realmente fico com a impressão de já ter conversado muito com ele.

O livro é classificado como infanto juvenil pelo modo leve como o tema é abordado e, com certeza, faz jus a todos os prêmios que já ganhou na categoria mas acredito ter aproveitado muito a experiência de lê-lo mesmo agora, já mais velha. Para todos que são apaixonados pelas palavras, o livro é um poema de amor.


TRECHOS
❤ "A gente vai rabiscando a página, jogando nomes ao acaso, iscando e ciscando a vida para pegar o que está dentro das palavras: as emoções. Ás vezes, ou quase sempre, é um tormento fazer as palavras combinarem com as ideias, os pensamentos, as emoções que se chocam dentro de nós como bloco de gelo navegando em água turva, farpas imantadas e boiando tontas em mar estranho. Tudo é da mesmo matéria, mas a palavra briga com a vida, você sabe" 
- Págs. 12 e 13

❤ "Ás vezes não sentia nada, e esse é o pior sentimento para se dar a alguém tão próximo."
- Pág. 96

❤ "[...] um dia a Clarice Lispector perguntou para o Chico Buarque o que era o amor. "Não sei", ele respondeu, "e você, Clarice?". "Nem eu", ela disse [...], amar a gente pode sempre, amar não acaba nunca, é a maior vocação de qualquer pessoa e é por isso mesmo que o amor apenas existe e nada mais se pode dizer, existe e só."
- Pág. 146

A árvore em questão não é uma amoreira mas a imaginem como uma. Ao ler o livro, entenderão!


Para acompanhar minhas leituras, me adiciona no Skoob!
E para ver todo o catálogo e conhecer mais sobre a Editora Biruta, dá uma olhada aqui!

Beijos.
EI, LEITOR! O livro foi enviado pela Editora Biruta, devido à parceria que o blog tem com a editora. O blog não recebe qualquer pagamento para resenhar e divulgar o livro, expondo sempre a opinião sincera em relação à leitura. O pagamento é a alegria de difundir livros especiais para as pessoas!

4 comentários:

  1. Minha querida Filha! Admiro a tua capacidade de ver e interpretar as entrelinhas dos textos lidos em todas as obras. Tenho certeza que, um dia, você será uma protagonista em muitos trabalhos e feitos relacionados com a vida. Parabéns, esse dom poucos conseguem desenvolvê-lo, exercitá-lo na sua caminhada, que é a VIDA. Te amo bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, mãe!
      Ler sempre foi e sempre será um grande prazer e muito do que conquistei se deve a esse prazer.
      Te amo!

      Excluir
  2. Adorei esse livro, que amor. Ah, essas fotos estão incríveis!
    Você é linda
    www.iamcamilakellen.blogspot.com
    www.facebook.com/iamcamilakellen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila. É livro é muito amor mesmo!
      E obrigada pelos elogios, linda!
      Beijinhos.

      Volte sempre!

      Excluir