Acabei de ler: Eu não consigo emagrecer - Dr. Pierre Dukan



A resenha de livro de hoje é diferente porque vou falar de um livro diferente. Para começar, o livro não conta nenhuma história - real ou fictícia - e também não tem o objetivo de entreter ou ensinar. Espero que vocês gostem da resenha que vai ser um pouquinho diferente do normal pra se adequar ao estilo do livro, ok?


Eu quero falar pra vocês sobre o livro Eu não consigo emagrecer, escrito pelo Dr. Pierre Dukan da Editora BestSeller. Essa edição que eu tenho é a última, a 11ª edição
O livro tem o objetivo de apresentar a Dieta Dukan para as pessoas interessadas em aderir a ela e, junto a isso, falar um pouco sobre a epidemia de sobrepeso e obesidade que toma conta do mundo e atentar para o perigo dessa condição.

Pimentas lindas que minha mãe trouxe pra enfeitar minha cozinha!


ASPECTOS FÍSICOS
A capa do livro tem essa cor turquesa que acho boa para chamar a atenção das pessoas para o título que é o que mais atrai a maioria. 

As folhas são amareladas e têm uma textura gostosa. O tamanho da fonte é um pouco maior do que os livros normais mas sem ser exagerada; o que eu gosto porque a leitura rende mais dando um ânimo, já que as páginas tendem a não passar tão rápido como se estivéssemos lendo uma história.  A fonte escolhida, o espaçamento e as margens são boas. 
Ah, são 308 páginas.

Há alguns detalhes no início de cada capítulo e os 'Resumos Rápidos' de cada parte da dieta estão em destaque, afinal, eles são muito úteis para aquele momento da consulta rápida na hora da dúvida. 


TEMA DO LIVRO
O livro é dividido em diversas partes, algumas introdutórias, outras voltadas aos profissionais da saúde, outras explicando a dieta. Vou comentar por aqui as mais importantes.

Em Nascimento da Dieta em Quatro Etapas, Dukan conta como surgiu essa dieta (spoiler! haha. A partir de um paciente obeso que precisava emagrecer e pediu para ele que o pedisse para fazer tudo menos parar de comer carne. Dukan aceitou e disse para ele só comer carne por alguns dias e o resultado foram 5kg a menos mesmo com a quantidade aumentada ingerida). Em seguida, existem alguns capítulos dedicados a entendimentos técnicos do livro e explicando sobre as proteínas puras - as carnes e o ovo basicamente - que são a base da dieta. 

O capítulo Prática do Método Dukan é o mais longo e é subdivido em:


 Período de Ataque: A Dieta das Proteínas Puras
Essa subparte é extensa e cansativa mas a acho muito útil porque nela nos são apresentados e explicados cada um dos alimentos permitidos nessa fase que pode durar de 1 a 5 dias (você pode calcular no site o tempo adequado pra você). Achei interessante porque percebi que a dieta não é tão restritiva quanto parece, tendo uma lista bem considerável de alimentos tolerados, além de diversas fontes de proteínas que não imaginamos. 
Nessa fase, o objetivo é uma perda de peso rápida e de vários números para proporcionar o ânimo de continuar. Esse peso perdido se deve principalmente por perda de água. 


 Período de Cruzeiro: A Dieta das Proteínas + Legumes
Aqui está a maior - ou a segunda maior - fase da dieta Dukan onde você terá de alternar dias onde se alimentará com proteínas puras e outros em que se alimentará de proteínas + legumes. Você pode escolher se fará 1/1 ou 5/5. 
Essa parte é menor porque as proteínas continuam sendo as mesmas permitidas na primeira etapa. Aqui, fala-se sobre os legumes permitidos, os mais indicados e os não indicados.
Ele fala também sobre a importância da atividade física constante - a indicada pelo livro são 30 minutos de caminha diária, sem dia de folga. 


 Período de Consolidação do Peso Perdido: Patamar Indispensável de Transição
Ao encerrar a fase anterior, você já terá perdido todo peso que deseja. E, a partir de agora, o objetivo da dieta é conscientizar você da sua alimentação, ou seja, mostrar na prática o que é mais importante comer. Sei que isso todas as dietas fazem, é a clássica reeducação alimentar.
O que Pierre Dukan propõem é um método marcado para essa reeducação, começando com essa etapa que durará 10 dias para quilo perdido.
A alimentação aqui já é bem mais variada. Cito, em especial, as duas refeições de gala por semana que permitem que você vá jantar fora sem se preocupar com o que vai comer e a quinta-feira proteica, ou seja, um dia por semana obrigatório e intransferível você terá de fazer uma alimentação puramente de proteínas como na primeira fase.


 Prática da Estabilização Definitiva
A última fase é a vida real. Tudo é permitido, tudo é disponível mas você tem a missão de não retornar ao seu peso de antes. 
Sendo essa etapa a vida real, ela dura a vida toda e ela tem algumas regras também para a vida toda. São elas: seis dias por semana de alimentação normal mas procurando os alimentos saudáveis; um dia por semana de alimentação de proteínas puras; esqueça os elevadores (haha Dukan fala que os elevadores e escadas rolantes são a pior invenção da humanidade e que é para fingirmos que eles não existem. Na minha vida, traduzo isso como a caminhada diária) e consuma sempre, para o resto da vida, 3 colheres de sopa de farelo de aveia todos os dias.
Durante o livro, Dukan fala das vantagens do farelo de aveia e de sua importância também. Não vou entrar em detalhes aqui mas não é tão ruim assim, é até gostoso.

Encerra-se a dieta propriamente dita. 
Os próximos capítulos falam sobre o acompanhamento personalizado pago na internet (esse é o capítulo mais chato), sobre a grande obesidade, sobre medidas de emagrecimento extras (comam gelo, coma lentamente etc), sobre a dieta adaptada a cada idade e sobre a atividade física.


Mas quero destacar só mais dois capítulos.
O primeiro Receitas e Cardápios para a Dieta de Ataque e a Dieta de Cruzeiro é o mais útil de todo o livro pois lista um compilado de receitas básicas e interessantes para as duas fases emagrecedoras da dieta, além de dicas e temperos. É um capítulo super estimulador e facilitador.
E o segundo é o último capítulo do livro Precauções e Contraindicações, onde Pierre Dukan responde a diversas críticas feitas ao seu método, cita as pessoas que não podem praticá-la e orienta sobre o acompanhamento profissional.


OPINIÃO
Eu gostei realmente do livro. Gostei da proposta da dieta e acho a não necessidade de contar calorias e porções a maior vantagem dela mas não foi apenas por isso que gostei.
O livro é muito realista em relação ao problema da obesidade (e quem está envolvido com a área da saúde entende bem isso) e, mesmo que não haja adesão à dieta, forma uma conscientização do problema.

Quero falar mais sobre o seguimento da dieta em um vídeo mas vou falar um pouquinho aqui. A fase de ataque é a mais recompensadora porque a perda de peso é muito rápida e a alimentação, apesar de restrita, ainda é novidade então conseguimos tolerar bem. 
A segunda etapa é a decisiva porque é onde há a maior perda de peso só que achei essa etapa um pouco negligenciada no livro. Senti isso ao lê-lo e sinto enquanto faço a dieta; como eu disse, esse pode ser o período mais longo e, com certeza, é o mais difícil mas no livro é o trecho mais curto e com menos dicas de motivação.

O capítulo sobre o acompanhamento pago da internet é o mais chato do livro mas entendo o motivo dele estar ali, afinal, todo mundo precisa vender seu peixe. E acho que realmente o acompanhamento deva ser interessante mas não conheço ninguém que fez ele. 
Repito que as receitas são a melhor parte do livro e por conta delas principalmente, indico que vocês não comecem a dieta antes de terminar de ler o livro - foi o que fiz na primeira vez e fiquei quase sem opções de alimentação. As receitas são muito úteis para aqueles momentos de falta de inspiração na hora de cozinhar. 

Outra coisa que acho muito (mesmo!) boa no livro é a importância que o autor dá ao exercício físico mesmo que pequeno. É essencial para o emagrecimento e também para a melhora da saúde, então fiquei feliz ao ler muito sobre isso, vi informações que eu não tinha conhecimento e gostei muito. 
E também gostei do capítulo sobre precauções e contraindicações porque ouvimos falar muita coisa do método, especialmente agora que ele está na moda, mas não temos a opinião real de especialistas e até mesmo já ouvi especialistas falando besteiras. Acho importante o autor do método admitir as fraquezas dele - porque nenhuma dieta é perfeita - e ao mesmo tempo rebater o que foi dito incorretamente. 


E chega de falar, né?? A resenha ficou enorme mas se ainda houver dúvida, é só perguntar.
Comprei o livro em uma livraria aqui de Pelotas e paguei em torno de 30 reais mas você encontra em qualquer banca/revistaria/livraria.
Entre no site da Dieta Dukan pra ler mais e calcular o seu peso certo e o tempo de duração das etapas da sua dieta, ok? O site é bem informativo e vale a pena ficar de olho nas dicas extras por lá.

Pra me acompanhar no Skoob (a rede social dos livros) e ver tudo que já li, estou lendo e pretendo ler, clica aqui!
Um beijo.

Farei o post em breve contando sobre a minha experiência com a dieta e os pontos fortes e fracos dela, ok? Aguardem!

6 comentários:

  1. Eu amei a sua resenha!! <3 Eu conheci a Dieta Dukan em um vídeo de Seiti Arata, mas nunca acompanhei outros ou estudei mais pra colocar em prática. Eu ganhei três quilinhos que queria perder, mas sem sucesso ainda. Porque não consigo reeducar a minha alimentação 100%, caio muito em tentação e como besteiras. Queria ler o livro também, conhecer mais profundamente as metodologias e principalmente a parte de manter o peso pro resto da vida. Parabéns pela resenha! Deu mesmo vontade de ler! Beijinhos! ;*

    http://thewhitesubmarine.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/thewhitesubmarineblog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sofia!
      Então, a Dieta Dukan serve para qualquer pessoa - desde você que quer perder 3 quilos até para grandes obesos (tipo, já vi pessoas que perderam 50 quilos com a dieta!) - mas ela é um método pra toda vida e confesso que acho que pode ser difícil pra quem quer perder tão pouquinho seguir ela pra toda vida e não recuperar esse peso.
      Eu, se fosse você, daria uma pesquisada maior e de repente faria só a última fase da dieta com a quinta-feira proteica porque dá pra perder tranquilamente 3 kg em duas semanas assim, contanto que você não exagere nos outros dias.

      Eu fiz a dieta mas não terminei e, infelizmente, tive recaída na Páscoa mas pretendo retomar. Mesmo assim, com menos de 1 mês da dieta tendo feito a primeira fase e estando na segunda perdi 5 kg! Os resultados aparecem muito rápido, a questão mesmo é manter.

      Indico a ler o livro, sim. Porque muita gente começa a fazer sem ler o livro e fica meio perdido, fazendo algumas coisinhas erradas.
      Beijos.

      Obrigada pela visita e pelo comentário.
      Vou passar lá pelo seu blog também!

      Excluir
  2. Adorei sua resenha.Eu não preciso perder peso (pelo contrário, preciso ganhar) mas é sempre bom ter um livro desses para sabermos o que se torna uma alimentação mais balanceada e nutritiva =)
    BlogInstagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que sonho ter que ganhar peso haha Nunca sofri desse mal.
      É como sempre falo pra minha mãe: A genética é a melhor dieta do mundo. haha

      Mas que bom que gostou, Jessica!
      Volte sempre!

      Beijo.

      Excluir
  3. Esse livro parece ser ótimo! :O eu já fui em nutricionista e não consigo emagrecer de jeito nenhum ;-; vou ver se encontro esse livro :D

    Eu sou ilustradora, e vim aqui te convidar a dar uma olhada no meu portfolio virtual, para conhecer um pouco do meu trabalho :)

    Brenda Kwon | Portfolio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que vale tentar, Brenda. O que eu não consigo fazer - que normalmente nutricionistas indicam - é comer em quantidade moderada, acho terrível ficar contando caloria. E a proposta da Dieta Dukan é justamente essa, comer proteínas na quantidade que você quiser!

      Vou dar uma olhada no seu trabalho, sim!
      Obrigada por visitar e comentar.
      Beijinhos.

      Excluir