Roteiro: Templo de Paz


Fui visitar há um tempo atrás o Templo Budista Khadro Ling, que fica aqui na serra gaúcha, mais especificamente na cidade de Três Coroas. Um passeio delicioso e inspirador que eu resolvi vir compartilhar com vocês!


Eu e namorado fomos conhecer o lugar no sábado pela tarde, chegamos lá por volta de 16h sem sabermos dos horários de funcionamento do templo e acabamos ficando por mais tempo do que o "permitido" mas, seguindo toda o clima do lugar, dava pra se sentir super bem lá dentro. Os horários de funcionamento certinhos do templo são das 9h30 às 11h30 e das 14h às 17h de quarta a sexta-feira e das 9h às 16h30 nos sábados e domingos. Segundas e terças-feiras ele não abre para visitação. Ah, e grupos de mais de 10 pessoas precisam agendar a visita, ok?


O templo fica localizado no fim de uma estrada de chão, no alto de um morro beeeem alto hihi, por volta de 7km do centro da cidade de Três Coroas; localização essa que eu considero essencial para o silêncio necessário para os visitantes compreenderem a essência do budismo e também para os praticantes poderem  realmente estudar. 


O Khadro Ling é a sede do Chagdud Gonpa Brasil, uma organização sem fins lucrativos destinada ao estudo e à prática do Budismo tibetano, sendo ele o primeiro templo tibetano tradicional da América Latina. Foi fundado por Sua Eminência Chagdud Tulku Rinpoche, em 1995, com a construção do templo principal a partir de 1998 e, desde essa época, foi aberto para visitação visando atender aos ideais de seu fundadosr que acreditava ser essencial transmitir os ensinamentos do Budismo para o maior número de pessoas possíveis. 
Para os interessados, há palestras de introdução ao Budismo duas vezes ao mês e, para o ano, estão programados diversos retiros; toda essa programação - e mais diversas informações referentes aos mestres, procedimentos etc. - você pode encontrar no site oficial.


Indico esse roteiro para todo mundo mesmo! Eu tinha apenas uma vaga ideia do que era e do que pregava o Budismo até chegar ao Khadro Ling e, mesmo assim, aproveitei demais o passeio. Ou seja, para aqueles que têm conhecimento é um prato cheio e, para aqueles que não têm, é super proveitoso. 
O mais interessante do lugar é toda a atmosfera dele. Já ao chegar, lendo as placas sobre o cuidado, a velocidade e o silêncio, você vai entrando num clima de relaxamento e reflexão; já dentro da propriedade do templo, você se depara com uma paisagem arrebatadora, com construções riquíssimas em detalhes e com informações e rituais lindos. 


Dentro de todo o espaço do templo, não é permitido fumar, não é permitido pisar nas formigas mas você pode transitar por todos os espaços - exceto a área de moradias dos praticantes - e ali se integrar com toda essa filosofia do modo que preferir (eu e meu namorado nos sentamos em um banco, nos abraçamos e ficamos curtindo aquele pôr-do-sol lindo). As fotos são liberadas por toda a área externa apenas, na área interna por preservação e para não atrapalhar os praticantes, as fotos são proibidas. 


Acho muito complicado descrever a experiência pois cada um reage de uma forma diferente diante das informações que o templo nos passa. Mas todas as histórias descritas ali, todos os rituais explicados, todos os costumes praticados vão nos levando a uma reflexão, a uma introspecção que nos permite relaxar, sair de uma possível rotina estressante e tentar nos encontrar, para se compreender, para compreender o mundo e, assim, agir de modo diferente. 
E acho isso fantástico porque ninguém precisa falar nada pra tu conseguir captar essa mensagem que era o objetivo de Rinpoche, que compreendêssemos a importância do nosso bem-estar interior para que todo o resto flua de modo harmônico, ou seja, criando um espaço lindo e realmente abençoado, ele conseguiu transmitir sua filosofia.

Um lugar que eu, e acredito que a grande maioria das pessoas que passam por lá, indico!
O endereço certinho é Estrada Linha Águas Brancas, 1211 e pode-se subir até o templo de carro, como eu fiz, ou a pé por uma escadaria. 
O templo Khadro Ling não disponibiliza refeições e nem estadia mas indica, no site mesmo, diversos lugares em Três Coroas com estes serviços e também explica direitinho como chegar ao templo de diversas maneiras. 

Deu vontade de voltar!

Beijos! E muita paz interior para todos vocês.

Fonte: Site Oficial

2 comentários:

  1. nossa q lugar lindo, so conheço o templo de foz do iguaçu.

    bjs

    http://compradoraweb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lugar é maravilhoso mesmo, Brena! Vale a visita.
      Não conheço o templo de Foz do Iguaçu, tenho parentes lá e agora fiquei curiosa para conhecer! haha
      Beijos e volte sempre.

      Excluir