Brindemos!


Eu nunca tomei vinho (tenho algumas resoluções de vida e isso está dentro delas - um dia talvez conte pra vocês), contudo, admiro aquelas pessoas que sabem provar e apreciar uma boa garrafa de vinho. E, além disso, que sabem dizer se o vinho é de qualidade e todos aqueles detalhes que, para não iniciadas como eu, parecem informações irrelevantes.

Eis que na revista Gloss de junho (sim, sou fã da revista!), encontro uma matéria para não iniciadas como eu, pelo menos, baterem à porta desse mundo. Separei as dicas mais interessantes e resolvi compartilhar. Deve ter mais gente na mesma situação que eu.


No Rótulo:
* A safra é o ano da colheita da uva. Apesar de dizermos que as mulheres são como os vinhos (quanto mais envelhecidos, melhores), nem sempre essa regra é real. O que conta não é o ano da safra e sim, a qualidade dela. Se precisar dessa informação, só jogar no Google e rapidinho você confere se a safra do vinho em questão foi boa ou não.

* A classificação do vinho acompanha o nome e mostra se o vinho é especial em relação aos demais do mesmo produtor ou da mesma região. Na França, os melhores contêm "Grand Cru" e "Premier Grand Cru"; na América Latina, "Reserva" e "Gran Reserva".

* A casta é o tipo de uva utilizado. Cada país contém um tipo de uva mais adequada para o solo em questão e dá para acertar sempre comprando um malbec argentino, um carbernet sauvignon chileno ou um sangiovese italiano - no Brasil, as melhores uvas são para espumante.


No Copo:

* Os espumantes vão em taças altas e finas para ajudar a espuma a crescer.

* Os vinhos tintos devem ser servidos em taças maiores com aberturas grandes para que a bebida alcance o céu da boca, o que reforça o sabor.

* A taça arredondada com abertura média deve ser usada para vinhos branco e rosé por conservar por mais tempo a temperatura baixa do vinho.


Na Hora H:

* A primeira lição é obrigatória: a taça deve ser segurada pela base para que o calor da mão em contato com o vinho não altere seu sabor.

* A temperatura do vinho deve ser verificada. Brancos e espumantes devem ser servidos gelados enquanto tintos devem ser à temperatura ambiente ou um pouco frios - se for muito, ficam amargos.

* A combinação do vinho com a comida é importante também. A regra geral é fácil: tintos com carnes vermelhas, brancos com peixes e espumantes com entradas e aperitivos.

* A rolha é parte ignorada mas importante do vinho. Sua condição ideal é um pouco úmida, isso indica um armazenamento ideal por sua parte ou do restaurante.

Obs.: Para quem bebe e gosta de vinho, é uma ótima oportunidade de fazer uma escolha cada vez mais interessante e de impressionar. Para quem não bebe, é uma boa oportunidade para não ficar muda quando o assunto surgir.

Curtiram?
Sabem mais alguma dica para tentar entender um pouco mais sobre vinhos?
Só comentar ou mandar e-mail para coisaetal.fer@gmail.com.

Beijos.

Fotos: Tumblr

2 comentários:

  1. Legal, gostei das dicas. Não bebo, mas pretendo ser uma apreciadora dessa verdadeira arte um dia.

    ResponderExcluir
  2. Sim. Além disso, é ótimo pra, pelo menos, falar alguma coisa quando o assunto começa, né?! Haha

    ResponderExcluir