Nem sim, nem não.


"E me arrastei, como tenho feito toda a minha vida, indo atrás das pessoas que me interessam porque os únicos que me interessam são os loucos; os que estão loucos para viver, loucos para falar, que querem tudo ao mesmo tempo, aqueles que nunca bocejam não falam obviedades mas queimam... queimam... queimam como fogos de artifício em meio à noite."

Independente de Kristen Stewart ter traído Robert Pattinson, eu fui assistir ontem "Na Estrada" (com a Gabi!), filme que ela estrela junto com Sam Riley e Garrett HedlundNo elenco, além dos já citados, estão Alice Braga, Kirsten Dunst e Viggo Mortensen


O filme é dirigido pelo brasileiro Walter Salles e inspirado na obra de mesmo nome de Jack Kerouac. A história do filme se baseia em um grupo de jovens na década de 50 em busca da liberdade. A liberdade de percorrer seu país, de utilizar o que for necessário para se auto conhecer, de escrever com o pensamento longe e de amar incondicionalmente por uma noite.

Enfim, não há muito mais para se falar do filme. Confiram o trailer e a minha opinião:

Trailer de "Na Estrada" (legendado)

Opinião da Fêh:
Antes de começar a explicar o que achei ou deixei de achar do filme, gostaria de dizer que ainda não decidi se gostei dele ou não. "Na Estrada" é um filme que não tem ápice, então, não vá esperando encontrar grandes cenas e finais mirabolantes; desde o início, fica claro que não é esse o objetivo do filme.

Gosto muito de Walter Salles, o que me faz gostar mais do filme e acreditar que se fosse outro diretor, o filme não teria a essência que tem. Por outro lado, não sou nem um pouco entusiasta de Kristen Stewart e sempre acho suas atuações iguais. O resto do elenco me agradou, especialmente Kirsten Dunst

Mostrando a vida e a busca de algo não bem definido de jovens na década de 50, "Na Estrada" nos faz acreditar e entrar nesse mundo de drogas, sexo e diversão. Mas é apenas isso. Quando você já assistiu à primeira hora de filme e já se ambientou com esse universo, os acontecimentos deixam de ser acontecimentos e passam a ser algo do cotidiano, o que acaba não nos fascinando mais.

E, então, entramos em dois lados do cinema. Os que acreditam ser importante retratar o dia-a-dia, a rotina, o modo de agir e a vida das pessoas, sem grandes emoções, simplesmente, seguindo a vida; e outros que acreditam que, para um filme ser feito, é preciso de uma história especial, algo diferente do que vemos todos os dias. 
Óbvio que "Na Estrada" se encaixa na primeira categoria e confesso que meu estilo preferido é a segunda. 


Para encerrar, acredito que o livro deva ser melhor que o filme já que visualizo essa história bem mais escrita do que filmada (e também porque o livro não deve ter sido definido como o que marcou uma geração por nada, né?!). Vou passar lá no meu sebo amado em Pelotas pra ver se consigo o livro por lá.

Conceito: Péssimo | Ruim | Médio | Bom | Ótimo | Excelente

Alguém já assistiu? Concorda ou discorda da minha opinião? E que outros filmes vocês indicam ou não indicam por nada? Comentem ou mandem e-mail para coisaetal.fer@gmail.com.
Beijos.

2 comentários:

  1. ouvi dizerem que o filme é uma bosta, mas prefiro ver antes de falar (: os comentarios negativos só me deixaram mais curiosa. Além do mais, Kirsten Dunst, né.. diva :D

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aline! :) Olha eu diria que vale a pena assistir, mas em casa e, de preferência, sem esperar nada dele, sabe?

    ResponderExcluir